segunda-feira, 19 de março de 2012

 Título da Experiência: Contadores de Histórias

Ø Autor (s): Jorge Henrique Ramos : jorgegeografia@yahoo.com.br

Maria Laécia Carvalho de Oliveira

Ø Instituição: E.E.F. Francisco Venâncio da Silva

Ø Área temática: Leitura

Ø Contextualização: O projeto “Contadores de Histórias” visa articular alunos de todas as séries, no intuito de motivar rodas de leituras e socialização “O ensino de estratégias de compreensão contribui para dotar os alunos dos recursos necessários para aprender a aprender.” (p.72). A leitura de vários clássicos ou de outras fontes escritas, do universo dos alunos, torna a leitura um ato prazeroso para todos “leitura é um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita (...).”. Nesse contexto busca-se uma leitura crítica, pois ela não limitar-se ao ato de decodificação “Para ler necessitamos simultaneamente manejar com destreza as habilidades de decodificação e aportar ao texto nossos objetivos, idéias e experiências prévias (...)” (p.23). O aluno vê o texto e viaja em suas linhas, conhece lugares, culturas e povos, tudo através da aventura da descoberta.


Ø Referencias bibliográficas:
Morais, J. (1994). A arte de ler. São Paulo: Editora Unesp.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 199

Ø Descrição da experiência: Todo mês é escolhido um dia D de leitura, que acontece em uma sala especial, pois apartir do tema escolhido para aquele mês, a decoração das paredes, os livros expostos e as leituras são relacionados com a temática. O grupo de alunos denominados “Amigos da Leitura”, que confecciona painéis ou escolhe alguma historia para ler e discutir com seus colegas. A visita a sala acontece uma de cada vez, onde é estipulado um tempo de cinquenta minutos para cada. O amigo da leitura responsável pela aquela sala explora um painel ou ler um texto sobre o assunto. Logo depois incentiva os participantes da roda a discutirem o texto em forma de gincanas.


Ø Resultados esperados:
·         Melhorar a leitura e interpretação dos alunos;
·         Incentivar o ato da leitura prazerosa.

Ø Resultados alcançados:
·         Aumentou o pedido de empréstimos de livros a biblioteca;
·         Melhorou a qualidade de leitura e interpretação de textos dos alunos.

Ø Depoimentos da Professora, coordenadora e das crianças (3)
·         Professora: Percebe que a leitura e interpretação dos alunos melhoraram consideravelmente, outro beneficio desse projeto é que os alunos pegam mais livros de empréstimos.
·         Coordenador: Com esse projeto percebe que os alunos têm visitado mais a biblioteca e pego mais livros emprestados. O desempenho dos alunos nas provas externa melhorou consideravelmente.
·         Gustavo: Gosto muito do dia D de leitura, pois todo mês tem curiosidades novas que descubro;
·         Kelle: Sou um amigo da leitura da minha turma, gosto de selecionar uma historia que acho que meus amigos vão gostar;
·         Juliano: sou um amigo da leitura, desde que aprende a ler, sempre procuro ler novas historias e agora posso ajudar meus amigos que ainda não descobriram a importância da leitura.
Ø Considerações finais: O projeto “Amigos da Leitura” é um momento de descoberta de novos mundos, de novos horizontes e sobre tudo da descoberta da leitura como um ato prazeroso, que faz as pessoas viajarem sem sair do lugar. Socializar o ato da leitura critica e sobre tudo abrir os olhos dos alunos para descobrir o mundo e conhecer o legado da humanidade, que é o conhecimento, vital para suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário