segunda-feira, 19 de março de 2012

Feira Cultural

PROJETO





 Conhecendo o Nordeste
Dezembro de 2010

Tema

Um Olhar Sobre o Nordeste Brasileiro



Objetivo Geral

Proporcionar o alunado a conhecer sua Região Geográfica e suas particularidades.
Objetivos Específicos

·         Desenvolver pesquisas sobre os vários aspectos que envolve o Nordeste Brasileiro.
·         Propiciar momentos de debates sobre temáticas que envolva a cultura e formação socioeconômica do Nordeste.
·         Promover a interdiciplinaridade entre Português (literatura nordestina), Matemática ( gráfico e estátisticas), História ( A Invenção do Nordeste), Geografia ( Aspectos Físico e Humanos), Biologia (Aspectos Vegetacionais e Genética), Física (calor, efeito estufa, energia eólica), Artes ( cultura popular), Química ( solo, chuva, água), Sociologia ( Questões sociais), Filosofia ( crença,religião, política);
·          Socializar o conhecimento adiquirido em forma de paineis e banes em uma amostra cultural;




Problemática

A falta de conhecimento do alunado sobre sua Região e até mesmo do Estado em que mora, faz-se necessário um esforço conjunto de todas as disciplinas em promover um mosaico amplo da riqueza do povo nordestino, assim sua socialização perante a comunidade escolar, num esforço de preencher essa lacuna.
O que podemos observar é que o conhecimento chega de forma fragmentada e muitas vezes nem trabalhado visando uma contextualização com as peculiaridades que envolvem o território nordestino. As pesquisas e trabalhos não chegam de forma significativa ao aluno, fazendo que o mesmo se torne alienado em entender a riqueza e os problemas que envolvem o território nordestino.


















Justificativa

  
O território nordestino apresenta características das três diferentes etnias que formaram o seu povo: índios, negros e europeus, motivo pelo qual tornou-se muito rica e diversificada.
Estudar as riquezas desse povo, suas raízes culturais, será uma ótima oportunidade de perceber que os aspectos sociais da região nordeste trazem elementos próprios, como a linguagem, os símbolos que representam os fatos históricos ali acontecidos, além da arte, alimentação, etc., num trabalho interdisciplinar (envolvendo todas as matérias).
Trabalhar esse mosaico de riqueza é uma ótima forma de socializar conhecimento e descobrir novos, fazendo que o aluno entenda seu espaço de vivência e sua formação, afinal, são eles os principais intérpretes do processo.



Fundamentação Teórica

Para o desenvolvimento do projeto, será necessário desenvolvermos nos alunos alguns conhecimentos básicos sobre a formação do nordeste brasileiro, seu povo, cultura, religiosidade, riquezas, política etc.
Ao atualizar os mitos, os temas, os enunciados e as imagens que fundaram o
Nordeste, mesmo que através de uma lógica política inversa, tomando-o como espaço-denúncia, espaço-vítima da sociedade capitalista e dominação e alienação burguesas, Glauber não se livrou da imagem do regional, não conseguiu se sobrepor a ela. Terminou por reproduzir uma interpretação da região como território da revolta, leitura já esboçada em muitos momentos das obras de Jorge Amado, Graciliano Ramos, João Cabral, entre outros. (ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes)


Iná Elias de Castro define, no artigo “Visibilidade da região e do regionalismo”, a derivação “regionalismo”. Segundo Castro:


Sinteticamente, o regionalismo é a expressão política de grupos numa região, que se mobilizam em defesa de interesses específicos frente a outras regiões ou ao próprioEstado. Esse é um movimento político, porém vinculado à identidade territorial. Se eliminarmos do conceito a idéia purista de defesa de interesses da “região”, percebemos que se trata, na realidade, de uma mobilização política em torno de questões e interesses de base regional, embora sua idéia-força possa ser, e quase sempre é, explicitada como defesa da sociedade regional.94


O espaço e a dinâmica em que o nordeste brasileiro se constituiu, guarda peculiaridades a ser descoberta e trabalhada pelos alunos, pois a anciã de conhecer e entender os vários nordestes que forma esse território complexo e ainda alheio ao seu conhecimento, precisa e deve ser socializada para a construção cidadã do seu ser como agente conhecedor e transformador da sua realidade.

O Nordeste surge como reação às estratégias de nacionalização que esse dispositivo da nacionalidade e essa formação discursiva nacional-popular põem em funcionamento; por isso não expressa mais os simples interesses particularistas dos indivíduos, das famílias ou dos grupos oligárquicos estaduais. Ele é uma nova região nascida de um novo tipo de regionalismo, embora assentada no discurso da tradição e numa posição nostálgica em relação ao passado. O Nordeste nasce da construção de uma totalidade político-cultural como reação à sensação de perda de espaços econômicos e políticos por parte dos produtores tradicionais de açúcar e algodão, dos comerciantes e intelectuais a eles ligados. Lança-se mão de topos, de símbolos, de tipos, de fatos para construir um todo que reagisse à ameaça de dissolução, numa totalidade maior, agora não dominada por eles: a nação. Unem-se forças em torno de um novo recorte do espaço nacional, surgido com as grandes obras contra as secas. Traçam-se novas fronteiras que servissem de trincheira para a defesa da dominação ameaçada. Descobrem-se iguais no calor da batalha. Juntam-se para fechar os limites de seu espaço contra a ameaça das forças invasoras que vêm do exterior. Descobrem-se “região” contra a “nação”.








Metodologia


Procedimentos de desenvolvimento do trabalho.


·         Debate em sala de aula;
·         Pesquisa em livros e sites;
·         Construção de painéis;
·         Apresentação na amostra sobre o Nordeste Brasileira;



Cronograma


            Mês de Dezembro sendo a culminância no dia 23 do mesmo.



Avaliação
          Será observado, interesse, participação, criatividade, desenvolvimento no desempenho individual, integração no trabalho em equipe, freqüência e apresentação da atividade proposta. Verificar se os alunos foram capazes de demonstrar conhecimentos sobre como a temática trabalhada.


1º e 2º ano - Plantas medicinais - Professora Laécia

3º ano - Frustas e Comidas Típicas do Nordeste - Professora Lourdes


4º ano - Cultura Nordestina - Professora Mak Emília



5º ano - Briquedos e Brincadeiras Típicas do Nordeste - Professora Rafaela





6º ano - Literatura de Cordel Professores - Mak Emília e Oceliano



7º ano - Religiosidade no Nordeste - Professora Lourdes



8º ano - Festa Típicas do Nordeste - Professor Márcio


9º ano - Fauna e Flora Nordestina - Professor Bergue



Eja III - Artistas Nordestino - Professora Vanusa




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário