sábado, 7 de janeiro de 2012

Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas


Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas


Jaguaruana
2011

Introdução



Entendo que a forma mais eficiente de promover a saúde e a qualidade de vida é a educação preventiva, o projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas” busca promover uma parceria importante entre escola, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, no intuito de disseminar as melhores formas de combate e prevenção ao uso das drogas, DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e sexualidade na adolescência.
 É de grande importância promover um amplo debate sobre as principais dúvidas que os alunos têm, e para tanto, se faz necessário momentos de discussões entre professores, alunos e pessoas especializadas em determinados assuntos.
Entende-se por “educação preventiva” aquela onde o aluno trabalha através de oficinas, debates e pesquisas, vários conhecimentos sobre qualidade de vida e saúde. Nisto, é preciso que o conhecimento seja socializado e contextualizado para que eles consigam vivenciar situações reais sobre cada assunto, seja ele sobre drogas, DSTs ou sexualidade na Adolescência.


Justificativa


As pesquisas mais recentes mostram que as drogas tanto lícitas quanto as ilícitas matam mais que as DSTs (HIV), e é justamente ma adolescência que os jovens estão mais vulneráveis a experimentar todo tipo de aventura, seja através do cigarro ou álcool até chegar em uma droga mais pesada, assim caminhando para uma vida de risco.
Outra situação de risco que muitos jovens se aventuram, é o começo de uma vida sexual prematura, acabando muitas vezes numa gravidez precoce ou contraindo  uma doença sexualmente transmissíveis. Apesar de uma campanha ampla na mídia ( TV, rádio, internet, etc) os índices só aumentam a cada ano, seja de morte através de drogas, gravidez na adolescência ou contaminação pelo HIV.
O presente projeto através de debates e pesquisas, dotar o aluno de conhecimento necessário para que o alunado saiba lidar com cada situação de forma consciente e adequada, seja dizendo “não” para as drogas, tendo os cuidados necessários quando ingerir bebidas alcoólicas ou prevenindo-se contra DSTs e uma gravidez.



Objetivos

l  Sensibilizar os professores para a abordagem das questões (drogas, DSTs e Sexualidade na adolescência);
l  Desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre questões das drogas e DSTS.
l  Mobilização da opinião pública escolar mediante campanha de alerta.
l  Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas e doenças sexualmente transmissíveis.
  
Estratégias


l  As classes envolvidas trabalharão debates individualmente;
l  Confecção de cartazes, murais e pesquisas;
l  Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a internet para promover através de pesquisas, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas e risco de contrair alguma DST.



Atividades

l  Pesquisas
l  Relatórios
l  Confecções de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre diversos tipos de drogas e DSTs, seus efeitos e consequências maléficas à vida
l  Cinema – Filmes que abordem Temáticas sobre drogas, DSTs e gravidez na adolescência.


Cronograma de Atividades
Meses
Atividades
Professor Responsável
Fevereiro
Fazer o Projeto
Jorge
Março
Atividades bibliográficas com textos sobre drogas Lícitas
Lourdes
Abril
Atividades bibliográfica com textos sobre drogas Ilícitas
Oceliano
Maio
Atividade bibliográfica com textos sobre gravidez na adolescência
Mak Emília
Junho
Pesquisa na comunidade sobre grávidas adolescentes
Lindebergue
Agosto
Atividades bibliográfica com textos sobre DSTs
Márcio
Setembro
Confecção de uma cartilha educativa sobre drogas, DSTs e gravidez na adolescência
Mak Emília
Outubro
Publicação de textos dos alunos no blog da escola
Lourdes
Novembro
Socialização do material pesquisado para a comunidade
Todos os professores




Materiais Necessários

l  Máquina fotográfica
l  DVD
l  TV
l  Papel, cartolina, tesoura, fita gomada e cola
l  Textos informativos
l  Formulários de pesquisa de campo

Culminância

            Diversos trabalhos podem encerrar cada atividade, como teatros, confecção de murais, assembleia, produção de um documentário informativo, etc... Esta escolha ficará a critério de cada grupo e realizada na própria escola.


Avaliação

            A avaliação deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto, através da observação dos professores baseada em critérios pré-estabelecidos. Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professores estejam presentes para interagir com o processo de trabalho dos discentes, diagnosticando diferenças e conquistas, propondo analises das etapas do projeto. Cada professor deverá encorajar os participantes dos grupos formados a dizerem “NÃO” a qualquer espécie de drogas e previnir-se contra DSTs e possível gravidez precoce. Na conclusão final o professor deverá propor uma avaliação geral de todo o processo.

Resultados Esperados

            Com este projeto, esperamos que as pessoas se tornem mais conscientes sobre os malefícios causados pelo uso e abuso das drogas, doenças sexualmente transmissíveis e os problemas na vida de um adolescente diante de uma gravidez precoce, assim agindo com responsabilidade, preservando a nossa maior fonte de felicidade e realização: a saúde.


Março


A professora Lourdes apresentou um texto informativo sobre drogas lícitas retirado do site http://www.brasilescola.com/drogas/drogas-licitas.htm, onde fez alguns comentários sobre a conivência e aceitação social de certas drogas no cotidiano das pessoas. Em forma de circulo os alunos liam cada parágrafo e discutiam entre eles sobre algo que lhes chamassem atenção.
O papel da professora foi de suma importância na mediação e instigação dos alunos diante do debate, onde foram levantadas algumas questões sobre o cigarro, álcool e remédios vendidos indiscriminadamente.
Assim chegaram à conclusão que muitas drogas lícitas são tão ou mais prejudiciais a saúde das pessoas, quanto àquelas ilegais, já que a sociedade aceita e são vendidas sem nenhum controle.


Abril

O professor Oceliano convidou o conselho tutelar para realizar uma palestra sobre as drogas ilícitas, onde os alunos faziam suas considerações, questionavam e tiravam suas dúvidas.


Maio

A professora Mak Emília levou um texto sobre gravidez na adolescências retirado do site http://www.infoescola.com/sexualidade/gravidez-na-adolescencia/, onde a turma discutiu sobre as complicações e cuidados que devem tomar nessa faze da vida onde existe uma curiosidade e vontade de descobrir novas sensações.
Muitos alunos citaram casos que eles conheciam na comunidade, onde garotos e garotas deixaram seus estudos para cuidar da criança ou trabalhar, outro fato mencionado por eles e a falta de maturidade de ambos nessa fase da vida.
Junho


O professor Lindebergue propôs aos alunos que fizessem uma pesquisa junto às agentes de saúde da comunidade para saberem a quantidade de adolescentes grávidas, se ainda estavam estudando. Os dados foram coletados e divulgado nas salas para que os alunos discutissem sobre a temática.



Agosto

O professor Márcio trabalhou um texto discursivo sobre doenças sexualmente transmissível retirado do site http://www.brasilescola.com/doencas/doenca-sexualmente-transmissivel.htm, onde foi feito uma roda de debates sobre o texto. Logo após os alunos confeccionaram cartazes sobre a temática.


Setembro

A professora Mak Emília dividiu sua sala em três grupos e propôs que confeccionasse uma cartilha educativa sobre drogas lícitas e ilícitas, DSTs e gravidez na adolescência. Os alunos poderiam usar a imaginação, poderia fazer varal informativo ou panfletos.


Outubro

Foi realizada na escola uma palestra com as grávidas da comunidade sobre acompanhamento do desenvolvimento do bebê e alguns cuidados. Após a palestra receberam uma bolsinha para colocar o cartão do pré-natal, assim lembrando sobre a importância do acompanhamento constante da sua criança.

Novembro

Socialização com toda escola dos trabalhos realizados em sala dos alunos orientados pelos professores.

Dezembro

Dia primeiro de dezembro a escola promoveu varias atividades e campanha sobre o dia de combate a “AIDS”, com exibição de vídeos, textos informativos, apresentação de trabalhos e debates.








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