Projeto Nossa gente, Nossas Raízes: Afro-indígena
Jaguaruana
2011
Introdução
O presente projeto tem o intuito de trabalho a formação do povo brasileiro na perspectiva de salientar os traços culturais que o povo brasileiro herdou das etnias afro-indígena dentro da sociedade brasileiro. As contribuições dessas duas etnias na construção do nosso país é inegável, mas muito esquecido pela história ou trabalhado de forma errônea.
A discriminação e o preconceito a essas duas etnias (índio e afro) são visíveis nos livros didáticos e dentro da sociedade brasileira, onde são marginalizados e relegados ao esquecimento, sendo abordadas questões apenas em datas específicas, que não conseguem resolver o problema quanto ao preconceito e nem a discriminação.
Na tentativa de sensibilizar e mudar esse quadro depreciativo que se formou diante da historia afro e indígena, este projeto incorpora na grade curricular da Escola de Ensino Fundamental Francisco Venâncio da silva, uma abordagem sistemática e atividades ao longo do ano letivo, para despertar o debate e o respeito as devidas etnias.
Justificativa
O povo brasileiro é produto da miscigenação das três etnias (Branco europeu, índio e afro) que a formaram, mas que a visão eurocêntrica dominou nossa sociedade relegando e escondendo as contribuições que os demais povos tiveram em nossa sociedade. É inquestionável todas as heranças que foram incorporadas a vida dos brasileiros através da miscigenação e que hoje fazem parte do nosso dia a dia.
Os índios que aqui existiam e os negro trazidos de vários locais do continente africano, que no contato com o branco europeu português, deixaram significativas contribuições sócio-culturais que foram incorporadas a vida dos brasileiros e pouco reconhecido, seja na arte, cultura, vocabulário, alimentos e outros inúmeros hábitos, que enriqueceram o povo brasileiro.
Nada mais justo que reconhecer diante da história a importância que essas duas etnias tiveram para forma o povo brasileiro com sua inquestionável riqueza e que hoje precisa uma reflexão sobre essas falta de reconhecimento e o preconceito que sofrem.
Objetivos
l Sensibilizar os professores para importância da valorização da cultura afro-indígena.
l Proporcionar momentos de reflexão crítica sobre as contribuições afro-indígena.
l Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas, debates e oficinas.
l Trabalhar a difusão dos conhecimentos sobre a riqueza sócio cultural africana e indígena na sociedade brasileira.
l Sensibilizar os alunos contra o preconceito cultural.
Estratégias
l As classes envolvidas trabalharão individualmente debates e temáticas diversificadas para no momento oportuno socializar.
l Confecção de cartazes, murais e pesquisas.
l Utilização de vídeos e outros recursos tecnológicos como a internet para promover pesquisa orientada e conscientização contra o preconceito sociocultural.
Atividades
l Pesquisas
l Relatórios
l Confecções de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre a riqueza sociocultural herdada dos índios e afro.
l Filmes e documentários que abordem as temáticas.
Cronograma de Atividades
Meses | Atividades | Professor Responsável |
Fevereiro | Fazer o Projeto | Jorge |
Março | Atividades bibliográficas com textos sobre a cultura africana e indígena. | Lourdes |
Abril | Pesquisa de campo em uma comunidade local quilombola. (alto dos negros) | Oceliano |
Maio | Pesquisas sobre as tribos e comunidades quilombolas remanescentes no Brasil. | Mak Emília |
Junho | Transformação dos dados em gráficos | Bergue |
Agosto | Oficina sobre literatura africana. | Márcio |
Setembro | Apresentação do projeto na semana do município. Desfile no dia sete de setembro. | Todos os professores |
Outubro | Confecção de cartazes. | Lourdes |
Novembro | Socialização do material pesquisado para a comunidade escolar. | Todos os professores |
Materiais Necessários
l Máquina fotográfica
l DVD
l TV
l Papel, cartolina, tesoura, fita gomada e cola
l Textos informativos
l Formulários de pesquisa de campo
Culminância
Diversos trabalhos podem encerrar cada atividade, como teatros, confecção de murais, assembleia, produção de um documentário informativo, etc... Esta escolha ficará a critério de cada grupo e realizada na própria escola.
Avaliação
A avaliação deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto, através da observação dos professores baseada em critérios pré-estabelecidos. Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professores estejam presentes para interagir com o processo de trabalho dos discentes, diagnosticando diferenças e conquistas, propondo analises das etapas do projeto. Os professores deverão encorajar os participantes ao debate reflexivo e crítico sobre o preconceito, riqueza cultural e as contribuições afro-indígena na formação da sociedade brasileira. Na conclusão final o professor deverá propor uma avaliação geral de todo o processo.
Resultados Esperados
Com este projeto, esperamos que os alunos se conscientizassem sobre a grande importância que as etnias africanas e indígenas colaboraram para a riqueza cultural do povo brasileiro em todos seus aspectos e sobre tudo combater o preconceito étnico.
Março
Os professores insentivaram os alunos a conhecerem a riqueza cultural afro-ind-indigena na sociedade brasileira, seja na literatura, vocabulário, pintura, comidas etc.
Abri
Os alunos visitaram uma comunidade local, onde alguns moradores relataram se tratarem de remanescentes de quilombolas. Essa comunidade é conhecida como “Alto dos Negros”.
Maio
Os alunos realizaram pesquisas em sites e livros sobre tribos e comunidades quilombolas remanescentes no Brasil. As alunos visitaram os seguintes sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quilombolas, http://www.geocities.ws/terrabrasileira/contatos/povos.html,
a pesquisa realizada serviu de base para comparar a quantidade de índios e africanas que existiam no Brasil colônia e os que têm na atualidade.
Junho
Os dados compilados nas pesquisas na internet e nos livros foram transformados em gráficos para serem explorados e socializados na comunidade escolar.
Agosto
Oficina de literatura africana, onde os alunos tiveram a oportunidade de entrar em contato com essa riqueza cultural e conhecer um herói de origem afro, o pequeno Kiriku.
Setembro
Desfile no dia sete de setembro, com alas mostrando a riqueza cultural afro-indígena para a cidade de Jaguaruana e apresentação do projeto na semana do município de Jaguaruana.
Outubro
Confecção de murais para socialização e culminância do projeto afro-indígena.
Novembro
Socialização do material pesquisado e apresentação dos murais confeccionados pelos alunos. No momento os alunos organizaram uma roda de capoeira para apresentar aos visitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário